terça-feira, 23 de junho de 2015

IFPE PESQUEIRA PROMOVE ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL PARA SERVIDORES ADMINISTRATIVOS

 
     Aconteceu nos dias 17 e 18 de junho do corrente ano, nas dependências do Instituto Federal de Pernambuco, campus Pesqueira, o I ENCONTRO DE SERVIDORES ADMINISTRATIVOS DO IFPE PESQUEIRA-PE, que teve como tema “A AUTOGESTÃO EMOCIONAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.”

     O encontro teve a organização e coordenação do professor Heverton Rodrigo, que é professor do IFPE Pesqueira e de Nathale Lins, Assistente em  Administração e coordenadora de extensão do campus Pesqueira do IFPE.
A recepção e abertura do encontro foi por conta do professor Heverton Rodrigo, que também ministrou a oficina com o tema RELAÇÕES INTERPESSOAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL.

     Dando continuidade ao encontro, o Psicanalista Organizacional Gilson Tavares ministrou o minicurso AUTOGESTÃO EMOCIONAL E RELAÇÕES INTERPESSOAIS, dividido em três módulos - MÓDULO I – AUTOCONHECIMENTO, AUTOESTIMA E COMPETÊNCIA EMOCIONAL; MÓDULO II – RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: COMPREENDENDO E LIDANDO COM PESSOAS; MÓDULO III – AUTOMOTIVAÇÃO E METAS NA REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL.

     Foram momentos de muita reflexão, autoconhecimento e partilha de experiências, com grande interação dos presentes e com intensa participação nas atividades, que tiveram o objetivo de promover a integração entre os participantes; a descoberta de si mesmo e do outro e a construção de relações interpessoais e profissionais saudáveis, passando pelo desenvolvimento da autogestão emocional.

   O minicurso foi muito produtivo e pertinente. Foi possível refletir sobre os relacionamentos que temos em nosso ambiente, bem como entender melhor as pessoas que nos cercam. Segundo comentário de participante.

Mais sobre o encontro no link abaixo:
 
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.879165915489359.1073741832.642954919110461&type=3&uploaded=45



segunda-feira, 8 de junho de 2015

Seccional Garanhuns do Conselho Regional de Administração presente em Fórum Internacional de Administração

O Diretor da Secional Garanhuns, professor José Carlos Gomes de Souza, que também é vice-presidente estadual do CRA-PE, esteve presente no XIV Fórum Internacional de Administração, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 18 a 20 de maio do corrente ano, onde foram abordados realizados diversos painéis e palestras voltados ao fortalecimento da Ciência da Administração, como também o seu ensino. Na foto está ao lado do Conselheiro Federal do CFA, Joel Cavalcanti Costa, que muito tem contribuído para o fortalecimento do sistema CFA/CRAs.
No Fórum foram abordados temas como a liderança na organização moderna; a sustentabilidade; os novos modelos de gestão; a realidade do mercado global; as novas tecnológicas utilizadas na gestão; valores éticos na organização; a organização e a sociedade, entre outros temas de igual importância para a Administração e para a sociedade.
Certamente, os novos conhecimentos adquiridos e os contatos realizados durante o fórum trarão boas e grandes novidades para a nossa região, contribuindo para o desenvolvimento, não só dos Conselhos Regionais de Administração, mas também para as empresas e sociedade em geral.

terça-feira, 2 de junho de 2015

I ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS DO AGRESTE

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205204550932442&set=pcb.10205204553092496&type=1

Link para as fotos do evento:

Calouros da Faculdade de Administração de Garanhuns têm aula inaugural com tema sobre o Fator Humano na Administração.

 
Calouros da Faculdade de Administração de Garanhuns têm aula inaugural com tema sobre o Fator Humano na Administração.
09 de fevereiro de 2015
Primeiro Período do Curso de Administração FAGA/AESGA

A aula inaugural da FAGA (Faculdade de Administração de Garanhuns), que tem como mantenedora a AESGA (Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns), teve como tema “O FATOR HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO”. Ministrada pelo Psicanalista e Professor Gilson Tavares, teve como objetivo refletir sobre o fator humano no mundo organizacional.

Principais comentários:
Nessa palestra aprendi que, muitas vezes na vida, a motivação de aprender e de conhecer só depende de nós mesmos.
Percebi a importância de conhecer as próprias emoções e de entender as emoções das outras pessoas.
A palestra me fez compreender o quanto é importante estarmos atentos às nossas atitudes, não só profissionalmente, mas também como pessoa.
A palestra teve uma grande importância, enriquecendo os conhecimentos e fazendo com que tenhamos uma melhor reflexão sobre o que realmente somos e no que devemos melhorar.
O material apresentado na palestra foi ótimo e contribui bastante para a compreensão do tema.
Aprendi que é necessário sair da zona de conforto e desenvolver habilidades.
O professor soube interagir de forma clara e objetiva, levando todos a compreenderem o assunto.
Aprendi que o ser humano é fator primordial na administração.
A didática da apresentação ajudou a quebrar o gelo na aula inaugural.
A palestra foi inspiradora e motivou a não ter medo diante das situações.
Aprendi que é necessário ter objetivos e principalmente ter atitude.
O professor mostrou firmeza e adequação em relação ao assunto abordado.
 
 

Sete passos para a Autogestão Emocional e para a Realização Pessoal e Profissional.

 
Sete passos para a Autogestão Emocional e para a Realização Pessoal e Profissional.
Palestra realizada na ACIG Garanhuns 05 de março de 2015

Uma reflexão da Autogestão Emocional como fator determinante da forma como atuamos no mundo; da forma como direcionamos as nossas atitudes e da forma como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas.
Uma visão da Autogestão Emocional como influenciadora direta dos resultados que obtemos, tanto no âmbito pessoal como no âmbito profissional.
A importância de aprendermos a olhar mais para nós mesmos e para a forma como estamos construindo a nossa vida e o nosso caminho.
Participação especial da Orquestra de sanfonas Garanhuns Dominguinhos, que fez uma pequena apresentação no final da palestra e fechou a noite com chave de ouro, deixando os participantes, além de enriquecidos com os conteúdos abordados na palestra, maravilhados com um momento musical.

Alguns comentários de participantes:
Nessa palestra aprendi que a atitude é a principal forma de chegarmos onde queremos.
A palestra foi excelente. Objetiva e um incentivo ao autoconhecimento.
O palestrante repassa confiança, conhecimento e incentiva a buscar dentro de si a solução dos conflitos.
Aprendi a refletir sobre os meus objetivos; escolher meus caminhos e focar nos meus objetivos. Não apenas sonhar, mas procurar realizar.
Conteúdo bem elaborado e de perfeita compreensão, para um público bem variado.
Para mim foi uma ótima reflexão para reativar alguns pontos adormecidos.
O palestrante passou o conteúdo de maneira segura e equilibrada.
Ótima palestra. Me deu boas ideias, que finalmente pretendo colocar em prática.
Palestra bastante proveitosa e em alguns conceitos senti como uma paulada na cabeça.
Aprendi que as emoções não são inatingíveis de compreensão, mas, acima de tudo, que podemos e devemos compreendê-las para viver melhor.
  


POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL FOI TEMA DE CONCORRIDA PALESTRA EM GARANHUNS

 
Com o objetivo de promover reflexões sobre a postura e a ética no atendimento, tendo como foco principal a pessoa humana, numa visão pessoal e, sobretudo, com uma análise das suas atitudes como fator de construção de relações interpessoais saudáveis, principalmente no ambiente organizacional, foi realizado no dia 18 de março, no auditório da Uniodonto Garanhuns, pelo Psicanalista Organizacional Gilson Tavares, uma concorrida palestra, que teve como público funcionários da Uniodonto, além de convidados de diversas empresas e instituições da cidade.

A palestra teve o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Pernambuco (SESCOOP/PE), e, para o Psicanalista Organizacional Gilson Tavares, ministrante da palestra, foi um encontro bastante positivo, não apenas pela grande participação dos convidados, em número de presentes, troca de experiências e interação durante a palestra, mas principalmente, pelo despertar da necessidade de humanização no atendimento e pela provocação da mudança do olhar, sobre si mesmo e sobre o outro.



Palestra realizada na UNIODONTO Garanhuns
Parceria com SESCOOP/PE (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo)
18 de março de 2015

Palestra ministrado aos funcionários da UNIODONTO Garanhuns e à funcionários do RH de empresas e organizações conveniadas.

Foi um momento bastante participativo, com reflexões sobre a postura e a ética no atendimento, tendo como foco principal a pessoa humana, numa visão pessoal e, sobretudo, com uma análise das suas atitudes como fator de construção de relações interpessoais saudáveis, principalmente no ambiente organizacional.

Momento proveitoso, onde, segundo os participantes, teve como principal ingrediente as palavras: conhecimento, descoberta, mudança, atitude, construção, humanização.

Palestra interativa, com o incentivo à participação dos presentes, com a troca de experiências, para que assim, fosse construído conhecimentos sobre o tema
Proposto, com a aproximação dos conteúdos abordados com a realidade do dia-a-dia dos participantes, para que pudesse assim haver o melhor aproveitamento dos temas abordados.

Objetivo Geral:
Promover reflexões sobre a postura e a ética no atendimento, tendo como foco principal a pessoa humana, numa visão pessoal e, sobretudo, com uma análise das suas atitudes como fator de construção de relações interpessoais saudáveis, principalmente no ambiente organizacional.

Objetivos Específicos:
Propor reflexões sobre como a atitude individual tem contribuído para a construção do ambiente organizacional;
Oportunizar momentos de troca de experiências e de conhecimentos relevantes para o atendimento mais humanizado e que contribua para a satisfação do cliente;
Demonstrar a importância das relações interpessoais para o ambiente organizacional e para o atendimento ao cliente;
Mostrar a importância da Autogestão Emocional para a construção de relações saudáveis e duradouras com o cliente.

TEVE COMO PRINCIPAIS COMENTÁRIOS:
Uma ótima palestra, pois adquiri vários conhecimentos que vou aplicar no meu dia-a-dia.
Palestrante ótimo. Explica tudo com clareza e leva todos a interagirem durante a palestra.
Nessa palestra vi a importância de aprender a administrar melhor minhas emoções e a não fugir dos problemas.
Compreendi a importância da mudança de atitudes para melhorar os resultados.
Aprendi a importância de trabalhar a autoconfiança e o controle emocional.
Aprendi que atitude e comprometimento são essenciais para a vida e para o trabalho.
Quero parabenizar o palestrante pela segurança com a qual passou o assunto abordado.

NÚMEROS:
Participantes: 56
Percentuais:
Sobre a palestra: Ótimo Bom Regular
Conteúdo 85% 15%
Aproveitamento do tempo 70% 30%
Sequência de apresentação 65% 30% 5%
Material utilizado 55% 40% 5%
Geral Palestra 65% 30% 5%

Sobre o palestrante: Ótimo Bom Regular
Conhecimento do conteúdo 70% 30%
Apresentação do conteúdo 65% 35%
Apresentação Pessoal 80% 20%
Didática 60% 40%
Geral Palestrante 70% 30%


 


GARANHUNS REALIZA O SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

 
O Encontro Regional dos Cursos de Administração (ERECAD) iniciou suas atividades no ano de 2014, com a proposta de fomentar conhecimentos e gerar discussões voltadas ao ensino da Ciência da Administração, integrando as faculdades da região, em prol do desenvolvimento das instituições e da categoria profissional. O Encontro tem a realização da Seccional Garanhuns do Conselho Regional de Administração de Pernambuco, Associação dos Administradores de Pernambuco, Casa do Administrador de Pernambuco, Sindicato dos Administradores de Pernambuco e Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) e tem a co-realização do Conselho Federal de Administração, Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração e Associação dos Administradores de Pernambuco.
O II Encontro Regional dos Cursos de Administração dará continuidade aos temas voltados aos cursos de Administração, como é o perfil do evento. Este ano será trabalhado o tema: “ENADE 2015 – Visão e Ação que Geram Resultados Positivos”. Desta vez, a intenção é que o Encontro Regional dos Cursos de Administração volte o seu foco para a realização do ENADE dos cursos de Administração, que acontecerá neste ano de 2015, visando esclarecer e apontar direções que levem os agentes envolvidos a se informarem e integrarem as atividades, com a finalidade de obter êxito no resultado da avaliação realizada pelo Ministério da Educação. A partir da temática “ENADE 2015 – Visão e Ação que Geram Resultados Positivos” serão realizadas as atividades como palestras e oficinas apresentadas neste.
O Encontro Regional dos Cursos de Administração acontecerá nos dias 24 e 25 de abril do corrente ano, e será realizado no auditório do Colégio Santa Sofia, tendo como público alvo professores, coordenadores e alunos de Faculdades de Administração do Agreste Meridional e de outras regiões do Estado, além de gestores e outros profissionais de Administração voltados ao contexto acadêmico.

 


RESIDENTES DO HOSPITAL DOM MOURA PARTICIPAM DE WORKSHOP DE HUMANIZAÇÃO

 
Aconteceu no sábado, 21 de março de 2015, na Residência Multidisciplinar do Hospital Regional Dom Moura, um workshop com abordagem direcionada à humanização da equipe. Segundo o Psicanalista Organizacional Gilson Tavares, que ministrou o workshop, o mesmo teve como objetivo abrir espaço para reflexão sobre a importância da interação, da comunicação e das relações interpessoais, para a criação de um sentimento de pertença; de equipe e para o engajamento na busca de objetivos comuns.
Por essa razão, ainda segundo Gilson Tavares, o workshop teve como tema “A Interação como fator de Integração”, vendo a interação como o fenômeno que permite aos indivíduos constituírem um grupo, onde o comportamento de cada indivíduo tem influência no comportamento de todos os indivíduos do grupo. Portanto, a convivência e o sucesso na conquista dos objetivos do grupo serão tanto mais proveitosos quanto melhor for a integração desse grupo.
O Workshop teve momentos de reflexão e também atividades individuais e em grupo, tendo a participação de todos os residentes, que se envolveram com as atividades propostas - produzindo momentos de reflexão; alegria; descontração; interiorização e partilha; criatividade e cooperação, segundo depoimentos de participantes.
Esse foi o início de um trabalho de humanização da equipe do Hospital Regional Dom Moura, e que pretende ser desenvolvido também em outros setores do Hospital, diz o seu diretor Luiz Ribamar, que reconhece ser a humanização o caminho para um melhor desempenho da equipe e para uma melhor atuação do hospital, na realização da sua missão, que é promover a saúde da população residente na região onde o Hospital está inserido.
 
Veja as fotos e mais informações sobre o Workshop:

Workshop – A interação como fator de integração
Hospital Regional Dom Moura - Garanhuns
21 de março de 2015

Workshop ministrado na Residência Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, à profissionais de variadas especialidades.

A interação é o fenômeno que permite aos indivíduos constituírem um grupo, onde o comportamento de cada indivíduo tem influência no comportamento de todos os indivíduos do grupo. Portanto, a convivência e o sucesso na conquista dos objetivos do grupo serão tanto mais proveitosos quanto melhor for a integração desse grupo.

Objetivos:
Geral:
Abrir espaço para reflexão sobre a importância da interação, da comunicação e das relações interpessoais, para a criação de um sentimento de pertença; de equipe e para o engajamento na busca de objetivos comuns.

Específicos:
Propor reflexões sobre como a atitude individual tem contribuído para a construção do ambiente organizacional;
Oportunizar momentos de troca de experiências e de conhecimentos relevantes para o atendimento mais humanizado e que contribua para a satisfação e harmonia do ambiente;
Demonstrar a importância das relações interpessoais para o ambiente organizacional e para o atendimento ao cliente;
Mostrar a importância da Autogestão Emocional para a construção de relações saudáveis e duradouras;
Proporcionar oportunidade de reflexão sobre as competências, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções e que contribuam para a busca de fazer sempre o seu melhor e contribuam para a satisfação daqueles que precisam do seu atendimento.

Workshop muito agradável e gratificante, tendo a participação de todos, que se comprometeram com as atividades propostas - produzindo momentos de reflexão; alegria; descontração; interiorização e partilha; criatividade e cooperação.

NÚMEROS:
Participantes: 19
Percentuais:
Sobre a palestra: Ótimo Bom Regular
Conteúdo 78% 22%
Aproveitamento do tempo 72% 28%
Sequência de apresentação 65% 61% 39%
Material utilizado 72% 28%
Geral Palestra 71% 29%

Sobre o palestrante: Ótimo Bom Regular
Conhecimento do conteúdo 83% 17%
Apresentação do conteúdo 89% 11%
Apresentação Pessoal 78% 22%
Didática 78% 22%
Geral Palestrante 82% 18%

TEVE COMO PRINCIPAIS COMENTÁRIOS:
Trabalho muito bom e proveitoso, e que mais momentos como esse se repitam. Fez jus ao título, realmente interativo e integrante.

Ótima dinâmica e apresentação de conteúdo; didática excelente.

Aprendi nesse workshop a analisar melhor as situações e circunstâncias; a necessidade de reservar tempo para esses momentos; a lidar melhor comigo mesma e com o outro.

Workshop maravilhoso, algo que queremos compartilhar com os outros, ou melhor, desperta a vontade de compartilhar com outras pessoas, inclusive, com as que não estão presentes.

O facilitador não nos distancia. É um nordestino com pinta de sertanejo arretado. Próximo e com linguagem simples, que nos aproxima e nos deixa a vontade.

Conteúdo e abordagem espetaculares.

Interativo, muito didático e criativo. Realmente um facilitador, Parabéns.

Gostei da forma do facilitador de inserir todo mundo no projeto, porém, sem aquela obrigação de participar; foi dada a abertura de escolha. Isso torna as coisas mais fáceis.

Momento necessário, pois proporcionou além de conhecimento teórico, uma maior integração entre a equipe, com muita descontração. Nos faz refletir e nos motiva a mudança, de forma criativa, em conjunto, e com muita alegria.

O facilitador tem um ótimo domínio do conteúdo e nos ajudou (auxiliou) a refletir sobre o conteúdo abordado de forma dinâmica.

O formato do workshop foi muito interessante, pois proporcionou interação e aprendizagem significativa. Considerando as subjetividades e as diferenças do grupo.

O facilitador mostrou domínio do conteúdo e manejo adequado do grupo, possibilitando um momento de interação.

Foi extremamente importante ter um momento para pensar e para conhecer o outro e a mim mesma mais a fundo. Pois a correria do dia-a-dia é muito doloroso, e acabamos nos esquecendo de nós mesmas e dos outros.

O facilitador está de parabéns pelo ótimo trabalho e por ter a sensibilidade de usar recursos simples mas que nos tocam profundamente.

Aprendi mais sobre meus colegas próximos – coisas que ainda não sabia, e sobre os outros que não tenho tanto contato. Tenho novas perspectivas agora.

Excelente trabalho, com a interação de todos nas lições claras e objetivas. Parabéns.

Apresentou um ótimo domínio do conteúdo e soube relacionar esse conteúdo a vivência do grupo, conseguindo partilhar do saber e proporcionando a todos ferramentas para um processo de desconstrução de autoconstrução.

Bastante proveitoso, respeitando o tempo do grupo, sem perder de vista os objetivos propostos. Material diversificado e de qualidade, possibilitando a expressão de todos os participantes.

Aprendi que a interação precisa de um olhar mais para si mesmo também.

Aprendi a direcionar meus objetivos e metas; que mudanças não necessárias e trazem muitos mais pontos positivos.

Aprendi a importância da interação e da integração, tanto no ambiente profissional como familiar, e a valorizar os pequenos e poucos momentos que tenho com a família e com os amigos, apesar do corre-corre da vida profissional.

Gostei muito desse momento: o conteúdo, o material utilizado, a interação entre o facilitador e os participantes.

Aprendi a necessidade de avaliar os relacionamentos interpessoais, as relações construídas com a equipe ao longo do primeiro ano de residência. Aprendi a lidar com os conflitos e particularidades de cada pessoa e a conviver com as diferenças de cada um.

Aprendi sobre a interação e a sua importância nas relações interpessoais e sobre a importância de momentos como esse para os residentes.

Aprendi a importância da interação; a respeitar a opinião do outro; a importância da autoreflexão; que devemos nos adaptar as mudanças e devemos estar sempre preparados para elas.

Aprendi que preciso refletir mais sobre “eu mesmo”, para ser uma pessoa melhor.

O trabalho em equipe fortaleceu as relações interpessoais.

Gostei da forma dinâmica como tudo foi feito.

Aprendi a ter uma melhor percepção de mim mesma, do outro e do conjunto (equipe). Além de aguçar a criatividade.

Aprendi a não ficar detida em conceitos fechados e estanques; a me conhecer e conhecer o outro. Foi um momento de descontração e aprendizagem.

Aprendi que muitos conflitos, sonhos e sentimentos são comuns a maioria do grupo, e que há mais semelhanças que diferenças, basta olhar além da superfície.

Aprendi que para viver em grupo é necessário aperfeiçoar o modo de ser, de lidar com o outro.

Aprender não seria bem a palavra, mas sim, reviver em mim a ideia de que estamos em constante mudança/construção e isso engloba tudo que consigo experienciar, nas relações comigo e com os outros.

Aprendi a como realizar apresentações de forma dinâmica e diversificada.