terça-feira, 2 de junho de 2015

RESIDENTES DO HOSPITAL DOM MOURA PARTICIPAM DE WORKSHOP DE HUMANIZAÇÃO

 
Aconteceu no sábado, 21 de março de 2015, na Residência Multidisciplinar do Hospital Regional Dom Moura, um workshop com abordagem direcionada à humanização da equipe. Segundo o Psicanalista Organizacional Gilson Tavares, que ministrou o workshop, o mesmo teve como objetivo abrir espaço para reflexão sobre a importância da interação, da comunicação e das relações interpessoais, para a criação de um sentimento de pertença; de equipe e para o engajamento na busca de objetivos comuns.
Por essa razão, ainda segundo Gilson Tavares, o workshop teve como tema “A Interação como fator de Integração”, vendo a interação como o fenômeno que permite aos indivíduos constituírem um grupo, onde o comportamento de cada indivíduo tem influência no comportamento de todos os indivíduos do grupo. Portanto, a convivência e o sucesso na conquista dos objetivos do grupo serão tanto mais proveitosos quanto melhor for a integração desse grupo.
O Workshop teve momentos de reflexão e também atividades individuais e em grupo, tendo a participação de todos os residentes, que se envolveram com as atividades propostas - produzindo momentos de reflexão; alegria; descontração; interiorização e partilha; criatividade e cooperação, segundo depoimentos de participantes.
Esse foi o início de um trabalho de humanização da equipe do Hospital Regional Dom Moura, e que pretende ser desenvolvido também em outros setores do Hospital, diz o seu diretor Luiz Ribamar, que reconhece ser a humanização o caminho para um melhor desempenho da equipe e para uma melhor atuação do hospital, na realização da sua missão, que é promover a saúde da população residente na região onde o Hospital está inserido.
 
Veja as fotos e mais informações sobre o Workshop:

Workshop – A interação como fator de integração
Hospital Regional Dom Moura - Garanhuns
21 de março de 2015

Workshop ministrado na Residência Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, à profissionais de variadas especialidades.

A interação é o fenômeno que permite aos indivíduos constituírem um grupo, onde o comportamento de cada indivíduo tem influência no comportamento de todos os indivíduos do grupo. Portanto, a convivência e o sucesso na conquista dos objetivos do grupo serão tanto mais proveitosos quanto melhor for a integração desse grupo.

Objetivos:
Geral:
Abrir espaço para reflexão sobre a importância da interação, da comunicação e das relações interpessoais, para a criação de um sentimento de pertença; de equipe e para o engajamento na busca de objetivos comuns.

Específicos:
Propor reflexões sobre como a atitude individual tem contribuído para a construção do ambiente organizacional;
Oportunizar momentos de troca de experiências e de conhecimentos relevantes para o atendimento mais humanizado e que contribua para a satisfação e harmonia do ambiente;
Demonstrar a importância das relações interpessoais para o ambiente organizacional e para o atendimento ao cliente;
Mostrar a importância da Autogestão Emocional para a construção de relações saudáveis e duradouras;
Proporcionar oportunidade de reflexão sobre as competências, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções e que contribuam para a busca de fazer sempre o seu melhor e contribuam para a satisfação daqueles que precisam do seu atendimento.

Workshop muito agradável e gratificante, tendo a participação de todos, que se comprometeram com as atividades propostas - produzindo momentos de reflexão; alegria; descontração; interiorização e partilha; criatividade e cooperação.

NÚMEROS:
Participantes: 19
Percentuais:
Sobre a palestra: Ótimo Bom Regular
Conteúdo 78% 22%
Aproveitamento do tempo 72% 28%
Sequência de apresentação 65% 61% 39%
Material utilizado 72% 28%
Geral Palestra 71% 29%

Sobre o palestrante: Ótimo Bom Regular
Conhecimento do conteúdo 83% 17%
Apresentação do conteúdo 89% 11%
Apresentação Pessoal 78% 22%
Didática 78% 22%
Geral Palestrante 82% 18%

TEVE COMO PRINCIPAIS COMENTÁRIOS:
Trabalho muito bom e proveitoso, e que mais momentos como esse se repitam. Fez jus ao título, realmente interativo e integrante.

Ótima dinâmica e apresentação de conteúdo; didática excelente.

Aprendi nesse workshop a analisar melhor as situações e circunstâncias; a necessidade de reservar tempo para esses momentos; a lidar melhor comigo mesma e com o outro.

Workshop maravilhoso, algo que queremos compartilhar com os outros, ou melhor, desperta a vontade de compartilhar com outras pessoas, inclusive, com as que não estão presentes.

O facilitador não nos distancia. É um nordestino com pinta de sertanejo arretado. Próximo e com linguagem simples, que nos aproxima e nos deixa a vontade.

Conteúdo e abordagem espetaculares.

Interativo, muito didático e criativo. Realmente um facilitador, Parabéns.

Gostei da forma do facilitador de inserir todo mundo no projeto, porém, sem aquela obrigação de participar; foi dada a abertura de escolha. Isso torna as coisas mais fáceis.

Momento necessário, pois proporcionou além de conhecimento teórico, uma maior integração entre a equipe, com muita descontração. Nos faz refletir e nos motiva a mudança, de forma criativa, em conjunto, e com muita alegria.

O facilitador tem um ótimo domínio do conteúdo e nos ajudou (auxiliou) a refletir sobre o conteúdo abordado de forma dinâmica.

O formato do workshop foi muito interessante, pois proporcionou interação e aprendizagem significativa. Considerando as subjetividades e as diferenças do grupo.

O facilitador mostrou domínio do conteúdo e manejo adequado do grupo, possibilitando um momento de interação.

Foi extremamente importante ter um momento para pensar e para conhecer o outro e a mim mesma mais a fundo. Pois a correria do dia-a-dia é muito doloroso, e acabamos nos esquecendo de nós mesmas e dos outros.

O facilitador está de parabéns pelo ótimo trabalho e por ter a sensibilidade de usar recursos simples mas que nos tocam profundamente.

Aprendi mais sobre meus colegas próximos – coisas que ainda não sabia, e sobre os outros que não tenho tanto contato. Tenho novas perspectivas agora.

Excelente trabalho, com a interação de todos nas lições claras e objetivas. Parabéns.

Apresentou um ótimo domínio do conteúdo e soube relacionar esse conteúdo a vivência do grupo, conseguindo partilhar do saber e proporcionando a todos ferramentas para um processo de desconstrução de autoconstrução.

Bastante proveitoso, respeitando o tempo do grupo, sem perder de vista os objetivos propostos. Material diversificado e de qualidade, possibilitando a expressão de todos os participantes.

Aprendi que a interação precisa de um olhar mais para si mesmo também.

Aprendi a direcionar meus objetivos e metas; que mudanças não necessárias e trazem muitos mais pontos positivos.

Aprendi a importância da interação e da integração, tanto no ambiente profissional como familiar, e a valorizar os pequenos e poucos momentos que tenho com a família e com os amigos, apesar do corre-corre da vida profissional.

Gostei muito desse momento: o conteúdo, o material utilizado, a interação entre o facilitador e os participantes.

Aprendi a necessidade de avaliar os relacionamentos interpessoais, as relações construídas com a equipe ao longo do primeiro ano de residência. Aprendi a lidar com os conflitos e particularidades de cada pessoa e a conviver com as diferenças de cada um.

Aprendi sobre a interação e a sua importância nas relações interpessoais e sobre a importância de momentos como esse para os residentes.

Aprendi a importância da interação; a respeitar a opinião do outro; a importância da autoreflexão; que devemos nos adaptar as mudanças e devemos estar sempre preparados para elas.

Aprendi que preciso refletir mais sobre “eu mesmo”, para ser uma pessoa melhor.

O trabalho em equipe fortaleceu as relações interpessoais.

Gostei da forma dinâmica como tudo foi feito.

Aprendi a ter uma melhor percepção de mim mesma, do outro e do conjunto (equipe). Além de aguçar a criatividade.

Aprendi a não ficar detida em conceitos fechados e estanques; a me conhecer e conhecer o outro. Foi um momento de descontração e aprendizagem.

Aprendi que muitos conflitos, sonhos e sentimentos são comuns a maioria do grupo, e que há mais semelhanças que diferenças, basta olhar além da superfície.

Aprendi que para viver em grupo é necessário aperfeiçoar o modo de ser, de lidar com o outro.

Aprender não seria bem a palavra, mas sim, reviver em mim a ideia de que estamos em constante mudança/construção e isso engloba tudo que consigo experienciar, nas relações comigo e com os outros.

Aprendi a como realizar apresentações de forma dinâmica e diversificada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário